Rio Azul recebe palestra "Do Orgulho Autista" com a Deputada Estadual Flávia Francischini

por Fabio Souza publicado 26/06/2023 15h15, última modificação 26/06/2023 15h28
No dia 22 de junho, a Câmara de Vereadores de Rio Azul sediou a palestra "Do Orgulho Autista", ministrada pela Deputada Estadual Flávia Francischini. O evento reuniu importantes figuras locais e representantes de entidades relacionadas ao tema, abordando a conscientização e a promoção da inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na noite de 22 de junho, a Câmara de Vereadores de Rio Azul foi palco da palestra "Do Orgulho Autista", proferida pela Deputada Estadual Flávia Francischini. O evento, que contou com a participação de importantes figuras locais e representantes de entidades relacionadas ao tema, teve como objetivo abordar a conscientização e a promoção da inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Dentre os presentes estavam Eli Cabral da Silva, presidente da Associação Mundo Azul (AMA), Zerico Nepomocemo, vice-presidente, as Vereadoras Ana Rita Vianna Boni e Jussara Martins, representando a Procuradora da Mulher, além da Secretária Municipal de Saúde, Cristiana Schvaidak, também esteve presente Claudia Luciane Vieira presidente da Associação Teacolhe de Rebouças, Karina Ramiro de Jesus presidente da Associação Teabraça de Irati, Jair Boni vice-prefeito, e a Deputada Estadual Flávia Francischini.

Durante a palestra, Eli Cabral da Silva destacou a importância do Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, que busca desmistificar o autismo e conscientizar a sociedade sobre o TEA. Ele ressaltou a necessidade de normalizar a neurodiversidade, para que as diferenças neurológicas presentes na vida das pessoas sejam respeitadas.

O Dia Mundial do Orgulho Autista foi instituído em 2005 e visa enfatizar que o autismo não é uma doença, mas sim uma condição com características e necessidades especiais. Eli Cabral enfatizou a importância de valorizar as pessoas autistas, garantindo o respeito aos seus direitos e compreensão de suas diferenças.

A Associação Mundo Azul tem trabalhado em parceria com representantes políticos dos poderes executivo e legislativo, bem como com a sociedade de Rio Azul, para assegurar que os direitos dos pais, mães e responsáveis por autistas e pessoas com deficiência sejam respeitados. Eli ressaltou a importância dessa pauta e enfatizou que a luta pela inclusão é contínua e envolve a participação de todos.

Jair Boni, vice-prefeito de Rio Azul, também fez uso da palavra durante o evento, destacando o compromisso da gestão municipal em apoiar a causa autista e buscar garantir cada vez mais os direitos e a inclusão dos portadores de TEA.

Durante sua palestra, a Deputada Flávia Francischini compartilhou as lutas e conquistas já alcançadas em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Flávia, que é mãe de Bernardo, uma criança autista de 13 anos, tem defendido a causa do autismo há mais de uma década. Na Assembleia Legislativa, ela apresentou 13 projetos de lei em defesa dos autistas e agora está levando sua experiência para os municípios, trabalhando por políticas públicas em defesa das pessoas com TEA.

O evento proporcionou um espaço de discussão e conscientização sobre o autismo, fortalecendo o compromisso da comunidade e das autoridades locais em promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com TEA. A palestra da Deputada Flávia Francischini trouxe importantes reflexões sobre a importância de se criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para as pessoas com autismo. Ela ressaltou a necessidade de se combater o preconceito e o estigma em relação ao TEA, destacando a importância de se valorizar as habilidades e potenciais das pessoas autistas.

A presença de representantes de entidades e figuras locais reforçou o compromisso em buscar soluções e promover ações concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo na região de Rio Azul. A união de esforços entre a sociedade civil, as autoridades e os profissionais envolvidos é fundamental para avançar na garantia dos direitos e no apoio às famílias que convivem com o TEA.

A palestra "Do Orgulho Autista" e a presença da Deputada Flávia Francischini foram passos importantes para ampliar a conscientização sobre o autismo e estimular a criação de políticas públicas mais inclusivas. A troca de conhecimentos e experiências contribuiu para fortalecer a rede de apoio e para inspirar novas iniciativas em prol das pessoas com TEA em Rio Azul.

A fonte das informações fornecidas é o Portal Notícias da Região.