Câmara Municipal de Rio Azul recebe marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção e fortalece o compromisso com integridade e ética na gestão pública

por Fabio Souza publicado 03/07/2023 15h15, última modificação 03/07/2023 16h47
A adesão ao programa evidencia o compromisso da alta administração da CMRA em implementar as melhores práticas de prevenção a atos de fraude e corrupção, além de colaborar com as organizações de controle.

CMRA

A Câmara Municipal de Rio Azul (CMRA) obteve a marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma iniciativa inovadora da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O PNPC é coordenado e executado pela Rede de Controle da Gestão Pública nos Estados e no Distrito Federal, com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU).

Os principais objetivos do PNPC incluem a disseminação de condutas éticas e de integridade nas instituições públicas brasileiras, a redução dos níveis de fraude e corrupção no país para patamares semelhantes aos de países seguidos, a minimização dos valores desviados por meio de fraude e corrupção, e o aumento do controle sobre a duração dos processos de investigação de ilícitos relacionados à corrupção.

Para alcançar esses objetivos, a CMRA utilizou uma plataforma de autosserviço on-line contínua chamada E-Prevenção. Nessa plataforma, foram respondidas perguntas relacionadas ao controle de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento de atos de fraude e corrupção na instituição.

Após a autoavaliação, a plataforma realiza o mapeamento da suscetibilidade à ocorrência de fraude e corrupção na estrutura da instituição e oferece um diagnóstico. Com base nesse diagnóstico, é disponibilizado um plano de ação específico contendo sugestões e propostas propostas às necessidades da CMRA para a implementação das melhores práticas de prevenção.

A conquista da marca de participante representa um símbolo de compromisso da alta administração da CMRA na implementação de ações voltadas para a prevenção de atos de fraude e corrupção. Além disso, demonstre a disposição da instituição em colaborar com as organizações de controle no combate a práticas ilícitas, reforçando o comprometimento com a ética e a integridade na gestão pública.

Vídeo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Relação de Entidades no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção - PNPC