Presidente da Câmara de Vereadores Mariano Vicente Tyski Participa da 10ª Feira de Sementes Crioulas em Rio Azul

por Fabio Souza publicado 07/08/2023 11h15, última modificação 07/08/2023 13h38
Evento destaca a importância da preservação das sementes crioulas e da agrobiodiversidade no município.

No último domingo (6) de agosto, aconteceu a 10ª edição da Feira Municipal de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade em Rio Azul. O evento, que ocorreu na comunidade da Invernada, contou com diversas atrações e reuniu representantes de diversos Estados, além de convidados internacionais, como Bolívia, Colômbia e prefeito da cidade de Andes no Peru.

A Feira de Sementes Crioulas de Rio Azul é considerada única, sendo o único município que possui o programa "Guardiões das Sementes" e que realizou 10 feiras consecutivas, destacando o compromisso com a preservação das sementes tradicionais e promoção da agrobiodiversidade.

O vereador e presidente da câmara, Mariano Tyski, presente no evento, destacou a importância das sementes crioulas para o futuro da agricultura e da comunidade local. Ele enfatizou que as sementes representam esperança e futuro, incentivando os produtores a lutarem por sua preservação. Tyski também parabenizou a todos os envolvidos na organização da feira.

O Prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, também prestigiou o evento, demonstrando o apoio da gestão municipal à iniciativa. A presença de representantes de outras localidades e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) contribuiu para enriquecer o debate sobre a importância da agrobiodiversidade.

Entre as atividades da feira, destacaram-se a missa e a bênção das sementes, que simbolizam a valorização das práticas agrícolas tradicionais. Além disso, os visitantes puderam desfrutar de diversas atrações, como apresentações culturais, partilha de sementes crioulas e mudas, bem como competições que premiaram o mais rápido debulhador de milho, a maior espiga, abóbora e raiz de mandioca. Uma banca especial exibe a maior variedade de sementes e mudas.

A 10ª Feira Municipal de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade foi organizada pela Associação de Produtores Rurais da Invernada (APRI) em parceria com a Secretaria de Agricultura de Rio Azul. O evento evidenciou o comprometimento da comunidade local com a preservação de suas tradições agrícolas e a preservação da diversidade de sementes cultivadas na região.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Rio Azul-Pr: [Fábio Souza]

MAIS FOTOS AQUI.