Presidente da Câmara Acompanha Prefeito em Viagem a Curitiba para Assinatura de Repasse de R$ 455 Milhões

por Fabio Souza publicado 25/09/2023 14h05, última modificação 25/09/2023 14h13
Prefeito e Presidente da Câmara Fortalecem Parceria em Viagem a Curitiba para Acompanhar Assinatura de Repasse no Valor de R$ 455 Milhões Pelo Governo do Estado aos Municípios.

Site AEN

Nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal, Mariano Vicente Tyski, acompanhou o Prefeito Leandro Jasinski em uma importante viagem à capital paranaense, Curitiba. O motivo da visita foi a assinatura do aguardado repasse de R$ 455 milhões do Governo do Estado aos 399 municípios do Paraná. O evento ocorreu no Palácio Iguaçu e contou com a presença de diversos prefeitos, deputados e outras autoridades do Estado.

ENTENDA - O repasse, anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, destina-se a fortalecer os setores de saúde e educação em todo o Paraná, sendo recebido com grande entusiasmo pelos gestores municipais. Do montante, R$ 221 milhões serão destinados à saúde, enquanto R$ 212 milhões serão destinados à educação, desempenhando um papel crucial no atendimento das necessidades desses serviços em todas as regiões do estado.

Ratinho Junior destacou que esses repasses são essenciais para a manutenção da estabilidade financeira dos municípios, permitindo que eles continuem oferecendo serviços básicos à população até o final do ano. O governador ressaltou que os recursos possibilitarão que os municípios reservem fundos próprios para pagar os relatórios dos servidores, incluindo o décimo-terceiro, e cobrir outros gastos essenciais.

Saúde: Investimentos Prioritários

O setor da saúde receberá o maior volume de recursos, com R$ 150 milhões destinados ao custeio de consultas e exames médicos especializados. O pagamento será realizado em uma única parcela no início de outubro e será distribuído de acordo com a população de cada município, resultando em um repasse médio de R$ 13,10 por habitante.

Além disso, o repasse inclui um aumento significativo de 29% para o financiamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com custeio de cada ambulância equipada com equipe médica em R$ 92,8 mil. Ao todo, o investimento nesse serviço totalizará R$ 16,2 milhões até o final do ano. Também está previsto um aumento de 22,5% no repasse para o Incentivo à Organização da Assistência Farmacêutica (IOAF), somando R$ 19,6 milhões.

Educação: Investimentos para o Transporte Escolar

No campo da educação, estão previstos investimentos de R$ 212 milhões até o final do ano no Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE), representando um aumento significativo de 41% nos recursos destinados ao deslocamento gratuito e seguro dos estudantes.

Esses investimentos refletem o compromisso do Estado em fortalecer os setores de saúde e educação, garantindo que os municípios do Paraná possam continuar atendendo às necessidades de suas comunidades. A assinatura desse repasse representa um marco importante na colaboração entre o Governo Estadual e os municípios em prol do bem-estar dos cidadãos paranaenses.

PRESENÇAS – O evento realizado no Palácio Iguaçu contou também com a presença do vice-governador Darci Piana, o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira; os secretários estaduais das Cidades, Eduardo Pimentel; da Segurança Pública, Hudson Teixeira; do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes; do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; e do Turismo, Márcio Nunes; o presidente do Detran-PR, Adriano Furtado; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton de Souza; o deputado federal Toninho Wandscheer; os deputados estaduais Alexandre Curi, Hussein Bakri, Artagão Junior, Marcia Huçulak, Luiz Claudio Romanelli, Gugu Bueno, Gilberto Ribeiro, Nelson Justus, Luis Corti, Cobra Repórter, Anibelli Neto, Ricardo Arruda, Douglas Fabrício, Flávia Francischini, Tito Barrichello, Alexandre Amaro, Wilmar Reichembach, Denian Couto, Cloara Pinheiro, Adão Litro, Batatinha e Soldado Adriano José.

MAIS FOTOS AQUI...

Por Fábio Souza