Prefeito e Presidente da Câmara de Rio Azul e Visitam o Instituto Água e Terra para Discutir Licenciamento Ambiental

por Fabio Souza publicado 26/09/2023 11h17, última modificação 26/09/2023 11h17
Diálogo Construtivo no Instituto Água e Terra: Rio Azul Avança na Busca por Licenciamento Ambiental.

No período da tarde do dia 25 de setembro, o prefeito Leandro Jasinski acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Rio Azul, Mariano Vicente Tyski, e pelo assessor jurídico da prefeitura, Cidimar Ribeiro, realizaram uma agenda importante, visitando o Instituto Água e Terra (IAT) na capital paranaense (Curitiba). A visita tinha como objetivo discutir questões relacionadas ao licenciamento ambiental e outras demandas relacionadas ao meio ambiente no município.

Os representantes do poder legislativo e executivo de Rio Azul foram recebidos pelo chefe de gabinete do IAT, Ricardo Adriano Serfas. Durante a reunião, as discussões foram longas e produtivas, centrando-se principalmente na liberação de poços artesianos e na obtenção de licenças ambientais para as cascalheiras do município.

O licenciamento ambiental, tema central da conversa, é um procedimento administrativo limitado pelo órgão ambiental competente, no caso, o Instituto Água e Terra, pelo qual são avaliados e autorizados empreendimentos e atividades que possam utilizar recursos ambientais, sejam considerados ambientalmente poluidores ou capazes de causar manipulação ambiental. Este processo leva em conta as disposições legais e regulamentares, bem como as normas técnicas regulamentares ao caso, em conformidade com a Resolução CONAMA nº 237/1997.

Ao final da reunião, o vereador Mariano Vicente Tyski expressou sua esperança de que a licença ambiental seja concedida o mais rápido possível, destacando a importância de tais autorizações para o desenvolvimento sustentável.

O encontro entre os representantes do poder público e o Instituto Água e Terra demonstram o compromisso das autoridades locais em buscar soluções que conciliem o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, promovendo assim um equilíbrio vital para o município e sua população.

Por Fábio Souza