Pastor Vanilson Rodrigues Soares é Cidadão Honorário de Rio Azul

por Fabio Souza publicado 27/03/2024 14h25, última modificação 27/03/2024 14h24
Evento solene da Câmara marcou o 106º aniversário de criação do Município.
Pastor Vanilson Rodrigues Soares é Cidadão Honorário de Rio Azul

Foto: Arielly T. de Souza

 Na noite desta terça-feira, dia 26 de março, data em que o Município de Rio Azul comemorou o 106º aniversário de criação, o Pastor da Igreja Assembleia de Deus, Vanilson Rodrigues Soares foi homenageado pelos Vereadores que lhe entregaram o título de Cidadão Honorário de Rio Azul. 

A Sessão Solene contou com a presença de vereadores, do Prefeito Municipal Leandro Jasinski, do Vice-Prefeito Jair Boni, do Juiz da Comarca de Rebouças-Pr., DrJames Byron Weschenfelder Bordignon, de vários Secretários Municipais, do Pastor Euclides Rodrigues, Presidente da Igreja Assembleia de Deus – Campo Eclesiástico de Rebouças-Pr., da Diretora do Colégio Estadual Dr. Chafic Cury, Professora Luci Mari da Luz, amigos e familiares do homenageado, entre outros. 

O Título de cidadão honorário 

Desde 1965, a Câmara Municipal tem homenageado personalidades diversas com o título de cidadania rioazulense, benemérita e honorária. O título de cidadania honorária é outorgado a personalidade natural de outras localidades que moram em Rio Azul há mais de dez anos e que, em sua profissão ou voluntariado, tenha desenvolvido trabalho em benefício da coletividade, com relevantes serviços prestados com resultados de interesse do município, cooperando para o desenvolvimento e progresso de Rio Azul, com conduta moral elevada. 

O título ao Pastor Vanilson foi iniciativa da Vereadora Ana Rita Vianna Boni, que posteriormente recebeu aprovação dos demais Vereadores em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. 

O homenageado 

O senhor Vanilson Rodrigues Soares nasceu no dia 21 de novembro do ano de 1972, na capital mineira, Belo Horizonte, filho de Sebastião de Araújo Soares e de dona Maria Rodrigues Soares. Ele é Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, casado com a senhora Vilma dos Santos Ferreira Soares. São os pais de Haniel Calebe, Haziel Jefter e Hasael Marcos.

Teve infância com todas as dificuldades e alegrias de uma familia pobre, porém estável. Começou a estudar no ano de 1980, evadiu da escola quando cursava a 7ª Série do Ensino Fundamental. Concluiu o Ensino Médio em 2016, através do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM -, logo em seguida iniciou curso superior. Quando criança ajudava seu pai na construção civil. Também exerceu a profissão de barbeiro. 

No ano de 1992 recebeu convite da Igreja Assembleia de Deus, em Curitiba-Pr., para auxiliar em um trabalho que estava sendo desenvolvido na comunidade do bairro Caximba, onde permaneceu até 2006. Também trabalhou como missionário em Umbaratiba e em Coronel Fabriciano, ambos os municípios no estado de Minas Gerais. 

Em janeiro de 2008 foi designado para a comunidade de Marmeleiro, no Município de Rebouças-PR., onde ficou até o mês de dezembro de 2009, ano em que foi destinado a atender a comunidade da Igreja Assembleia de Deus aqui em Rio Azul-Pr., onde permanece até os dias atuais. Além de Pastor, o senhor Vanilson Rodrigues Soares já desempenhou a função de Secretário de creche em Minas Gerais, e foi membro da Associação de Pais Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Dr Afonso Alves de Camargo. 

Indicado pelo Juiz da Comarca de Rebouças-Pr., por três mandatos seguidos preside o Conselho da Comunidade, onde desenvolve importante trabalho atendendo a comunidade carcerária e egressos do sistema penitenciário. Também atua no atendimento de pessoas atingidas pela violência e na prevenção de crimes junto a juventude escolar alertando para o perigo da vida no crime e no uso de entorpecentes. 

É idealizador e fundador da Assistência Social Betânia, entidade que se dedica a atender inúmeras famílias carentes mediante a entrega de cestas básicas de alimentos, doação de roupas e aquisição de medicamentos. Hoje o número de famílias atendidas é de aproximadamente 280 (duzentas e oitenta). 

A vereadora Ana Rita Vianna Boni, proponente do título entregue ao pastor, lembrou em seu discurso que “O Pastor é uma figura muito importante no contexto bíblico. Ser pastor significa cuidar e zelar das ovelhas, ter amor às ovelhas e muitas vezes abrir mão de muitas regalias em favor das mesmas. E com o Pastor Vanilson, não é diferente, cuida dos outros membros de sua igreja, mas também de toda a nossa comunidade, exercendo sua liderança, os ajuda a crescer, exortando, corrigindo, aconselhando e ensinando a viver de acordo com a Palavra de Deus.”. 

O Presidente da Câmara, Vereador Mariano Vicente Tyski, ressaltou que “O que motivou esta homenagem são os sentimentos e consideração que temos ao senhor Vanilson, que conquistou nossa simpatia se destacando de forma brilhante no cenário rioazulense. E, sem sombra de dúvidas, o senhor Vanilson é uma pessoa querida e merecedora do nosso reconhecimento. Um orgulho para esta Casa fazer a ele esta homenagem.”. 

Os dizeres do título 

O título entregue pela Câmara Municipal ao Pastor Vanilson, contém os seguintes dizeres: “Os Poderes Públicos Municipais de Rio Azul – Paraná, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a Lei Municipal nº 1.170/2023, de autoria da Vereadora Ana Rita Vianna Boni, conferem ao Ilustríssimo Senhor Vanilson Rodrigues Soares, o título de Cidadão Honorário para o que mandaram expedir o presente diploma. Em Rio Azul-Pr., 26 de março de 2024. 106º aniversário de criação. Mariano Vicente Tyski - Presidente da Câmara Municipal; Leandro Jasinski - Prefeito Municipal”.


Clique na imagem para ver mais...


Assista a transmissão da Sessão Solene

  



Texto: José Augusto Gueltes – Secretário Executivo

Fotografia: Arielly T. de Souza

Arte e diagramação: Fábio de Souza