Câmara Presta Homenagem às Mulheres

Em Sessão Especial, foi entregue o Prêmio Mulher Destaque 2023
Câmara Presta Homenagem às Mulheres

Foto:Arielly Thasliny de Souza

A noite desta quinta-feira foi de protagonismo das mulheres na Câmara Municipal de Rio Azul. O protagonismo feminino na sociedade inspirou discursos e gerou emoções em Sessão Especial realizada para a entrega do Prêmio Mulher Destaque 2023.

Criado pela Lei nº 1.149/2023, de 3 de julho de 2023, de autoria da Vereadora Ana Rita Boni, o Prêmio Mulher Destaque homenageia mulheres em reconhecimento à sua atuação de destaque na sociedade rioazulense.

Entre os presentes, o senhor Prefeito Municipal, Leandro Jasinski, a Primeira Dama e também Secretária Municipal de Assistência Social, Ghessi Buco Jasinski, do Vice-Prefeito Jair Boni, da ex-Vereadora Maria Lucas Wilszek, a Cidadão Benemérita de Rio Azul, Leandrina Petreski Plodoviski, amigos e familiares das homenageadas.

Ao iniciar a Sessão, o Presidente da Câmara, o Vereador Mariano Vicente Tyski, ressaltou que a entrega do Prêmio “É homenagem merecida pela nova condição feminina que remete a presença e a atuação das mulheres na sociedade onde contribuem com seu trabalho e seu ativismo para o progresso da nossa cidade, além de estarem ao lado de seus esposos ou, muitas vezes sozinhas, lutando e defendendo seus lares e o bem estar de seus filhos.”.

A vereadora Ana Rita Boni, ao fazer uso da palavra na qualidade de Procuradora da Mulher no Legislativo, destacou a participação, cada vez mais efetiva das mulheres na sociedade atual que justificam a homenagem e o reconhecimento dos Vereadores: “Várias mulheres têm se sobressaído na direção e nos mais diversos cargos em empresas e sociedades, públicas e privadas, demonstrando o quanto elas podem ser tão ou mais competitivas que os homens quando se trata de comprometimento, trabalhar duro e alcançar resultados.”. Observou também que a dupla jornada de trabalho, caracterizada pelos afazeres domésticos, além de dificultar a inserção das mulheres no mercado, traz limitações mesmo para aquelas que conseguem se inserir: “Há muito por fazer para garantir o acesso das mulheres a postos de trabalho e cargos elegíveis, promover melhores salários, efetivar o direito da mulher sobre o seu próprio corpo, sua liberdade individual e proteger as mulheres ameaçadas em seus cotidianos. Os desafios são grandes, mas não são impossíveis”, finalizou ela.

O Presidente Mariano Vicente Tyski ressaltou também a importância da homenagem afirmando que todas as mulheres merecem ser lembradas e valorizadas, como um todo, em todas as áreas em que estejam presentes, seja no setor privado, no serviço público, nas escolas ... enfim, como empreendedoras, alunas, educadoras, amigas, voluntárias, avós, mães, esposas, filhas.

Na mensagem de encerramento da Sessão, o Vereador Mariano citou que homens e mulheres, juntos, constroem o futuro agora, no presente, através das escolhas diárias e na forma como lidam com os desafios e que, cada ação, individual ou coletiva, estabelece as bases com as quais desenham os destinos da sociedade.

Entre as homenageadas da noite indicadas pelos vereadores, estavam mulheres que exerceram ou exercem suas profissões e seu voluntariado de forma exemplar, destacando-se pelas suas qualidades pessoais na sociedade rioazulense. Foram elas:

- Adriana Petreski Plodoviski Rymsza – Professora da rede municipal de Educação, atualmente Secretária Municipal de Educação e Cultura

- Cristiana Maria Schvaidak – Enfermeira, com atuação em diversos hospitais da região e que atualmente é a Secretária Municipal de Saúde em Rio Azul

- Eugênia Osatchuk – Professora da rede estadual de Educação aposentada, que também trabalhou por muitos anos como Extensionista da Emater Paraná

- Izabel Knaut – comerciante, empresária, reconhecida por seu empreendedorismo, uma das sócias do Grupo Martins que atua em Rio Azul e região

- Lucia Knaut Budziak – Professora da rede municipal de Educação e também da rede estadual de educação, Secretária Escolar e Pedagoga aposentada, Ministra da Eucaristia há vários anos, líder comunitária na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

- Nádia Boiko Rymsza – servidora aposentada da Secretaria Estadual de Saúde, cofundadora da Pastoral da Criança, cofundadora da Pastoral Social e também da Associação Beneficência Católica Padre João Salantik, que atua no serviço voluntariado de assistência às famílias carentes. Também catequista há mais de 40 anos, Ministra da Eucaristia há pelo menos 30 anos e líder comunitária na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

- Neli Trzaskacz Borba Cordeiro – Professora da rede estadual de educação, Diretora da Escola Especial Tia Emília Paszko, atua em defesa das pessoas com deficiência e há anos atuando na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Azul - APAE

- Olga Borcate Machado – aposentada, Pastora e líder comunitária na Igreja Evangélica Assembleia de Deus

- Patrícia Alberichi – Médica, atua há anos em nosso município com destaque ao atendimento às gestantes. Também reconhecida como defensora e protetora das causas dos animais.

Clique na imagen e veja mais

Texto:
José Augusto Gueltes