Vereadora Jussara Martins Participa de Audiência Pública para Debater a Crise do Leite

por Fabio Souza publicado 10/10/2023 14h25, última modificação 10/10/2023 14h25
"Audiência Pública em Curitiba: Um Passo Importante na Defesa dos Produtores de Leite"

Na manhã desta segunda-feira, dia 10 de outubro, a vereadora Jussara Martins esteve presente em uma importante audiência pública realizada no plenário da Câmara Legislativa do estado do Paraná, em Curitiba. O evento teve como objetivo discutir a "Crise do Leite: Em Defesa dos Produtores" e foi organizado pela Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, sob a coordenação do deputado Wilmar Reichembach (PSD).

A audiência contou com a participação de diversas autoridades e representantes do setor, incluindo o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), a FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), o secretário estadual da Agricultura Norberto Ortigara, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), produtores rurais e representantes de associações e laticínios. Além disso, a organização do evento contou com o apoio dos deputados Anibelli Neto, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Rural, e Luciana Rafagnin, líder do Bloco da Agricultura Familiar, bem como outros parlamentares engajados na causa do leite.

Segundo a vereadora Jussara Martins, a audiência pública representa um passo importante para auxiliar os produtores do setor leiteiro. Ela destacou que, em agosto deste ano, esteve em Brasília acompanhada de alguns produtores, onde pleitearam por mudanças na legislação e por uma fiscalização mais rigorosa dos produtos lácteos importados. Essa iniciativa visa combater a importação predatória e desleal de leite e derivados, que prejudica os produtores nacionais e cria uma concorrência desigual para o setor.

De acordo com Wilmar Reichembach, a intenção é "continuar cobrando ações do governo, especialmente do governo federal, para que possamos superar a crise vivida pelos produtores o mais rápido possível". Além das preocupações com a reidratação do leite em pó, outro ponto discutido na audiência é o pedido de prorrogação dos financiamentos obtidos pelos produtores rurais junto às instituições financeiras. "O momento é grave. Precisamos encontrar um equilíbrio e estamos unidos porque essa é uma causa que afeta a todos", complementou o deputado.

A crise enfrentada pelo setor leiteiro no Brasil é resultado da queda do preço do leite pago aos produtores, dos elevados custos de produção e, sobretudo, da importação de leite em pó. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com uma produção de mais de 34 bilhões de litros por ano, sendo produzido em 98% dos municípios brasileiros, principalmente por pequenas e médias propriedades. O Paraná se destaca como o segundo maior produtor de leite do Brasil, com uma produção de mais de 4 bilhões de litros, desempenhando um papel fundamental na cadeia produtiva dos agricultores familiares do estado.

Por Fábio Souza