Colégio Estadual Chafic Cury Realiza Mostra de Curso da Formação de Docentes e Feira das Ciências

por Fabio Souza publicado 04/10/2023 16h50, última modificação 04/10/2023 16h49
"Evento Educativo e Científico no Colégio Estadual Chafic Cury: Celebrando a Educação e a Ciência"

No dia 4 de outubro, o Colégio Estadual Chafic Cury promoveu um evento de destaque, alunos de diversas escolas e moradores participam da Mostra de Curso da Formação de Docentes e Feira das Ciências. Com a participação de aproximadamente 360 alunos de diferentes anos letivos, o dia foi marcado por atividades educacionais empolgantes.

Pela manhã, a escola teve a honra de receber a visita do vereador presidente da Câmara Municipal, acompanhada pelo prefeito Leandro Jasinski. Eles foram recebidos pela diretora Lucy Mari da Luz e pela vice-diretora, Karla Flaiane Burko Herthel.

Feira de Ciências: Explorando a Criatividade e a Ciência

A Feira de Ciências proporcionou aos alunos a oportunidade de criar apresentações visuais e interativas para explicar seus projetos. Durante o evento, os estudantes exibiram experimentos, projeções e protótipos, abordando uma ampla variedade de tópicos. Esses projetos, fundamentados em investigação científica e experimentação, têm como objetivo principal estimular o interesse e a compreensão da ciência tanto entre os participantes quanto entre o público em geral.

Robótica: Destaque e Reconhecimento

Um dos destaques do evento foi a sala dedicada ao programa de "Robótica", que obteve reconhecimento ao ser classificado na etapa regional e estadual do concurso "Agrinho – Categoria Robótica", com o tema "Ações que transformam o mundo". A professora Adriely Alisson Ales e seus alunos participaram da cerimônia de premiação que ocorrerá em Curitiba no dia 30 de outubro de 2023. Os estudantes investiram grande dedicação em seus projetos, os quais levaram semanas para serem concluídos e resultaram em conquistas admiráveis.

Formação de Docentes: Inovação e Sensibilidade Educativa

Os alunos do 1º ano da formação de docentes receberam uma sala multisensorial, projetada para proporcionar um ambiente aconchegante e seguro, onde a liberdade de explorar e interagir com elementos se adapta às necessidades individuais das pessoas neurotípicas. A sala incorporou recursos visuais, como luzes coloridas, imagens e objetos, para estimular a atenção das crianças, auxiliando no desenvolvimento da percepção espacial, progressiva visual-motora e capacidade de concentração.

Já o 2º ano de formação de docentes encenou uma peça teatral da Turma da Mônica, abordando o tema do bullying na escola. A apresentação foi seguida de uma atividade dinâmica com o público.

O 3º ano da formação de docentes trouxe uma peça teatral inspirada em "Chapeuzinho Vermelho", com uma abordagem contemporânea sobre Influenciadores Digitais e a vida com a tecnologia.

Por sua vez, o 4º ano da formação de docentes buscou inspiração no cinema para realizar quatro peças teatrais envolventes.

Inscrições Abertas para Formação de Docentes

É importante ressaltar que as inscrições para a formação de docentes estão abertas no período de 3 a 23 de outubro deste ano. Os interessados podem se inscrever na Secretaria do Colégio Chafic Cury, localizada na rua Zacarias Burko, 147. Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar os documentos RG, CPF e histórico escolar do 6º ao 9º ano. Mais informações disponíveis estão pelo telefone (42) 3463-1176.

O evento proporcionou uma oportunidade única para os alunos demonstrarem sua criatividade e dedicação à educação, enquanto promove o interesse pela ciência e pelo ensino. Com projetos inovadores e um ambiente acolhedor, o Colégio Estadual Chafic Cury continua a ser um centro de aprendizagem e excelência educacional em nossa comunidade.

FOTOS MOSTRA DE CURSO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES E FEIRA DAS CIÊNCIAS AQUI...

Por Fábio Souza