Inauguração da Revitalização da Praça Tiradentes em Rio Azul reúne autoridades e lideranças locais

por Fabio Souza publicado 19/12/2023 12h33, última modificação 19/12/2023 12h33
Celebrando o Passado e Construindo o Futuro: Revitalização da Praça Tiradentes em Rio Azul Um Novo Capítulo na História

Foto: 2m_kuspiosz

No último domingo, 17 de dezembro, a cidade de Rio Azul celebrou a inauguração da revitalização da Praça Tiradentes. O evento contou com a presença de diversas autoridades do município, destacando-se a participação do prefeito Leandro Jasinski, do vice-prefeito Jair Boni, do ex-deputado federal Evandro Roman, e dos vereadores Mariano Vicente Tyski (Presidente da Câmara), Edson Paulo Klemba, Sebastião Soares, Sergio Mazur, Zerico Nepomoceno, Ana Rita Boni e Jussara Martins. Representando o Deputado Estadual Romanelli, esteve presente o assessor Carlo Alberto e também representando ex prefeitos Mario Pietroski.

A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras, seguido pelo descerramento da placa comemorativa da inauguração da revitalização da Praça Tiradentes. A placa, além de enaltecer a conquista, menciona as figuras fundamentais envolvidas no projeto, como o Governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior, o Secretário das Cidades Eduardo Pimentel, e o Prefeito de Rio Azul Leandro Jasinski. Agradecimentos especiais foram direcionados ao Paraná Cidade e à Secretaria das Cidades.

Discursos e Representações:

Mario Pietroski, ex-prefeito de Rio Azul, foi uma presença marcante na inauguração da revitalização da Praça Tiradentes. Representando todos os prefeitos que já conduziram os destinos da cidade, Pietroski expressou sua felicidade por fazer parte deste momento histórico. Em poucas palavras, parabenizou a todos os envolvidos na realização desse projeto que transforma a praça em um espaço ainda mais especial.

Vale a pena lembrar que durante seu mandato, Pietroski desempenhou um papel significativo ao trazer para Rio Azul o antigo Meridional, hoje conhecido como Alliance One. Seu legado contribuiu para o desenvolvimento econômico e a transformação da cidade ao longo dos anos.

O vice-prefeito Jair Boni expressou brevemente sua satisfação com a revitalização da praça, enquanto Mariano Vicente Tyski, representando os vereadores, destacou a alegria de ver a praça renovada e acolhendo as famílias rioazulenses. Tyski ressaltou a importância da colaboração entre os poderes e parabenizou o prefeito pela realização em nome de todos os vereadores.

O ex-deputado federal Evandro Roman, mesmo não mais exercendo seu cargo, assegurou seu comprometimento contínuo com Rio Azul. Roman recordou sua contribuição para a obtenção de recursos, indicando uma emenda de R$ 700 mil do Ministério do Turismo, que se somou a outra emenda de R$ 750 mil do Deputado Estadual Alexandre Curi. Ele prometeu novidades para o futuro próximo, garantindo mais apoio ao município.

O prefeito Leandro Jasinski expressou sua alegria ao ver as famílias e crianças desfrutando da praça revitalizada. Agradeceu a todos os envolvidos na realização da obra e lamentou a remoção de árvores que, embora necessária, fez falta para as crianças pela sombra que proporcionavam. Jasinski destacou que, desde o início de seu mandato, priorizou o plantio de árvores em vez de cortá-las, enfatizando o papel do chafariz como um toque final perfeito. O prefeito vislumbra agora a recuperação do uso da praça por famílias, com a área mais iluminada proporcionando maior segurança.

É relevante salientar que o projeto foi desenvolvido pelo arquiteto da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Diorgenes Ditrich, e pela equipe da Prefeitura.

A Praça Tiradentes, inaugurada em 1968 durante o governo do ex-prefeito Albino Ianoski, foi concebida para abrigar as celebrações do cinquentenário de emancipação de Rio Azul. No entanto, registros indicam sua existência desde a própria emancipação do município em 1918.

Por Fábio Souza

Fotos 2m_kuspiosz