Hospital de Caridade São Francisco de Assis realiza sonho da comunidade com a instalação de tomógrafo após três anos de espera

por Fabio Souza publicado 10/11/2023 15h25, última modificação 10/11/2023 15h28
Diagnóstico Preciso, Cuidado Eficiente: O Tomógrafo e seu Papel Vital para a saúde de Rio Azul.

Reprodução Internet

Rio Azul, 10/11/2023 - Após uma espera de três longos anos, a comunidade rioazulense celebra a concretização de um sonho aguardado com ansiedade: a instalação de um moderno tomógrafo no Hospital de Caridade São Francisco de Assis. O equipamento, avaliado em R$ 1,045 milhão, promete melhorar significativamente o atendimento de exames na região.

O processo para a aquisição do tomógrafo teve início com um pedido conjunto do Vereador Sergio Mazur com o então Vereador e hoje vice-Prefeito Jair Boni, e também do médico Dr. José Carlos Czpak que dirigiram apelo ao Deputado Federal, hoje Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que viabilizou o recurso necessário através de emenda parlamentar individual ao Orçamento geral da União.

Desde então, o maior desafio enfrentado foi a recusa do Ministério da Saúde em aceitar o financiamento, alegando inviabilidades técnicas em razão do pequeno porte do município. Contudo, a persistência dos esforços dos Vereadores junto ao Deputado Sandro Alex e a participação deste junto à Secretaria Estadual da Saúde (SESA), que atuou contornando as barreiras burocráticas, resultou na liberação do Ministério para que o tomógrafo fosse finalmente adquirido.

O Vereador Sérgio Mazur destaca a importância do tomógrafo para a população local, que a partir de agora não precisará mais se deslocar para outros centros para a realização de exames médicos. “Este equipamento não só representa um avanço significativo na nossa infraestrutura de saúde, mas também proporciona maior comodidade e agilidade no atendimento e para o diagnóstico dos nossos cidadãos”, sublinha.

Segundo informado, a demora na instalação do equipamento deveu-se pela necessidade de conclusão da reforma do Pronto Socorro, bem como os ajustes necessários para a adaptação da sala destinada ao tomógrafo. Agora, com todas estas obras de infraestrutura do prédio do hospital finalizadas, a inauguração oficial do Centro de Tomografia será programada para acontecer em breve.

Para relembrar: o marco inicial que resultou nesta conquista foi a intermediação do Governo do Estado para a liberação do recurso no ano de 2020, com a participação efetiva do então Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O Secretário, naquela oportunidade, destacou a importância da regionalização da saúde, garantindo que as pessoas possam acessar serviços de qualidade próximo às suas residências.

Com a concretização desse investimento, a comunidade de Rio Azul vê sendo confirmada a expectativa de um futuro com mais qualidade no atendimento da saúde, com serviços cada vez mais acessíveis de acordo com a demanda de nossa população.

Texto: Fábio Souza

Revisão: José Augusto Gueltes