1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Rio Azul: Um Passo para a Inclusão e Proteção

por Fabio Souza publicado 27/10/2023 12h02, última modificação 27/10/2023 12h02
Promovendo a Igualdade e os Direitos Humanos - Palavras Inspiradoras do Presidente da Câmara, Mariano Vicente Tisky

Na última quarta-feira, a Câmara Municipal de Rio Azul foi palco de um evento de grande relevância para a comunidade: a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo central desse encontro era avaliar as ações já planejadas no município e propor novas estratégias para a eficácia da implementação da política de proteção à pessoa com deficiência.

Estas conferências representam espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para diversas políticas setoriais. O foco principal é reunir representantes do governo e da sociedade civil, com destaque para os próprios munícipes com deficiência, a fim de debater os principais desafios e estabelecer prioridades para a política de direitos humanos.

Dentre as autoridades e figuras de destaque presentes na conferência, destacamos a secretária de assistência social e 1ª dama, Ghesse Buco Jasinski, a presidente da comissão organizadora, Adriana Rymza, o vice-prefeito Jair Boni, o prefeito Leandro Jasinski, o presidente da Câmara , Mariano Vicente Tisky, o vereador Sebastião Soares, e as vereadoras Jussara Martins e Ana Rita Boni. Representando as pessoas com deficiência, tivemos a honra de contar com a presença da aluna da Escola Tia Emília Pasko (APAE), Kelly Damaris Milnizeck.

Durante a conferência, o presidente da Câmara, Mariano Vicente Tisky, fez um discurso inspirador, ressaltando a importância desse evento que amplia a visibilidade das minorias em nossa sociedade. Ele enfatizou que as causas das deficiências são variadas, podendo ser resultado de doenças, acidentes e diversos outros fatores, e que tais deficiências podem ser físicas ou mentais. Tisky destacou que, em um passado recente, as pessoas com deficiência eram frequentemente excluídas da sociedade, mas, felizmente, as coisas estão mudando.

O presidente da Câmara destacou a necessidade de incluir cada vez mais as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e elogiou a realização da primeira conferência, que atende às necessidades dessas pessoas ao buscar garantir seus direitos. Ele ressaltou a importância do poder público em incentivo ainda mais a inclusão e a proteção das pessoas com deficiência, enfatizando o compromisso de Rio Azul em promover um ambiente mais inclusivo e igualitário para todos os seus cidadãos.

A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Rio Azul representa um marco significativo na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva, onde as necessidades e direitos das pessoas com deficiência são respeitados e elevados. Este evento demonstra o compromisso da comunidade local em garantir a igualdade de oportunidades e a dignidade para todos os seus habitantes, independentemente de suas habilidades e desafios.

Por Fábio Souza