Paulo Girardi Acompanhou Audiência Pública sobre o Tabaco e Levou proposta Estratégica à Assembleia Legislativa
O vereador Paulo Girardi (PSD) esteve em Curitiba nesta terça-feira (15) ao lado do prefeito Leandro Jasinski e do secretário de Planejamento Valdir Siqueira, atual presidente do (MDB), para participar de uma importante audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em pauta, o Projeto de Lei 119/2023, que trata da classificação do tabaco produzido no estado. O evento reuniu mais de 700 agricultores e diversos parlamentares.
Durante a audiência, Girardi aproveitou para dialogar com vários deputados, apresentando a realidade da fumicultura na região sul do estado. “Senti uma grande disposição de todos em ajudar o setor produtivo do tabaco”, destacou o vereador.
Logo após o evento, a comitiva foi recebida pelo deputado estadual Anibelli Neto (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. No encontro, Girardi levou uma proposta ambiciosa: a instalação de empresas beneficiadoras e exportadoras de tabaco no Paraná, com foco na região sul, especialmente em Rio Azul.
“Temos a matéria-prima, estamos próximos aos portos de Paranaguá e Itapoá. Com essa estrutura, poderíamos agregar valor ao nosso produto sem a necessidade de enviá-lo ao Rio Grande do Sul para beneficiamento e exportação. Isso traria mais indústrias, empregos e desenvolvimento para nossa região”, explicou o vereador.
A ideia foi bem recebida tanto pelo deputado Anibelli quanto pelo secretário de Estado da Fazenda, Norberto Anacleto Ortigara, que manifestou apoio e compromisso com a causa. “Essa proposta é um trabalho de médio e longo prazo, que pode transformar a economia da nossa região. Com o apoio do deputado Anibelli, do secretário Ortigara, da maioria dos deputados e, com certeza, do nosso governador Ratinho, temos um caminho promissor pela frente”, afirmou Girardi.
O deputado Anibelli Neto reforçou seu compromisso com Rio Azul: “Estamos de portas abertas. Temos orgulho e responsabilidade de representar o município na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado do Paraná”.
Por Fábio Souza