Colégio Estadual Dr. Chafic Cury é homenageado

por José Augusto Gueltes publicado 21/08/2019 14h40, última modificação 21/08/2019 14h56
Diretores e Professores receberam Menção Honrosa O Colégio completou 60 anos de fundação em 2019

 

Por iniciativa do Vereador e Presidente Valdir Siqueira, a Câmara Municipal de Rio Azul rendeu homenagem na noite da última terça-feira, 20 de agosto, durante a Sessão Ordinária, aos diretores, professores, funcionários e colaboradores do Colégio Estadual Dr Chafic Cury por ocasião das comemorações do seu 60º aniversário de fundação.

Estiveram presentes, além do Diretor Professor Mariano Vicente Tyski, a Vice-Diretora daquela instituição estadual de ensino a Professora Lucy Mari da Luz, a Coordenadora do Curso de Formação de Docentes Professora Karla Flaiane Burko Herthel, e os Professores Tarcísio Surmacz, Lucimara Gurski Porochniak, Eugênia Osatchuk e Elizabete Terezinha Urbik Surmacz, que representaram os demais.

O Presidente Valdir Siqueira destacou que “A homenagem expressa a manifestação coletiva da Câmara Municipal em reconhecimento ao relevante trabalho de toda a equipe do Colégio na formação de adolescentes e jovens ao longo dos seus 60 anos de história.”.

O Presidente, ao anunciar o momento em que os homenageados receberiam a “Menção Honrosa” ressaltou ainda que “São seis décadas de história, tempo em que formara-se milhares de adolescentes e jovens que hoje detém papel de destaque na vida de nossa cidade.”. Ele também observou que ao longo deste tempo o Colégio Dr. Chafic Cury foi a base na educação de muitos profissionais, pessoas de bem que ajudaram a construir a história de Rio Azul.

Lembrando das dificuldades que as escolas tem enfrentado, o Presidente da Câmara conclamou todos a valorizarem o trabalho daqueles que se dedicam no dia a dia da vida escolar: “Temos que valorizar todos desta equipe dedicada, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo ensino público estadual, está sempre pronta para educar, preparando seus alunos para os desafios da vida e do mundo.  É exemplar o compromisso de todos e, por isso, a homenagem que ora recebem é justa e merecida.”.

No decorrer da Sessão, durante a Palavra Livre, todos os demais Vereadores exaltaram o trabalho e a dedicação dos professores. A fala de cada um pode ser conferida nos vídeos postados em nossa página oficial no Facebook (https://www.facebook.com/camaramunicipalderioazulpr/)

A HISTÓRIA DO COLÉGIO ESTADUAL DR. CHAFIC CURY

Os 60 anos de história do Colégio foram festivamente comemorados no último dia 27 de maio de 2019. Criado pelo Decreto Estadual nº 3.976, de 27 de maio de 1959, pelo então Governador do Estado Moysés Lupion, recebeu a denominação de Ginásio Estadual “Dr. Chafic Cury”. Começou a funcionar regularmente em 26 de fevereiro de 1960 no prédio do Grupo Escolar Dr. Afonso Alves de Camargo, onde ficou até o ano de 1967. Sua sede própria foi inaugurada em 14 de julho de 1968. O homenageado, o senhor Chafic Cury, era rioazulense nascido em 29 de junho de 1915, filho dos imigrantes libaneses Resala Cury e Rosa Cury. Formado em Direito, foi deputado estadual por duas vezes.

A coordenação dos trabalhos de organização documental e de instalação foi uma árdua tarefa desenvolvida pela saudosa Professora Ivete Padilha Estival que, desde a inauguração até o ano de 1983 atuou como Diretora. Ela tinha ao seu lado diretora substituta e professora de Trabalhos Manuais, Waldereza Nerone Pallú, a secretária Catarina Neuza Horban e os professores André Horban (Francês), Sarita Valentina Maria Zanettini D'Atayde (História e Matemática), Hamilton Durski (Geografia), Hyberville Paulo D'Atayde (Desenho), Aloise Fillus (Latim e Educação Física) e Padre José Ars (Religião). Dona Ivete Estiva, além de diretora, também lecionava Português e Canto Orfeônico.

Em 20 de abril de 1981, pela Resolução nº 2.243/80, o então Ginásio Estadual “Dr. Chafic Cury.” passou a denominar-se Escola Estadual “Dr. Chafic Cury.” - Ensino de 1º Grau. Em 2011, teve instituída a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade Fundamental e Médio e, em 2013, passou a oferecer o Curso de Formação de Docentes na Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade Normal em Nível Médio.

A DIRETORIA

Seu atual Diretor é o professor Mariano Vicente Tyski. A Professora Lucy Mari da Luz é a Diretora Auxiliar e a Secretária é a senhora Maria Margarete Miroto Kulka.

Fazem parte ainda da Equipe Pedagógica as Professoras Karla Flaiane Burko Herthel (Coordenadora do Curso de Formação de Docentes), Alba Maria Mores Girardi (Pedagoga), Cleide Ferreira Da Silva (Pedagoga), Eugênia Osatchuk (Professora), Marina Tonca Trybek (Pedagoga), Silvia Leticia Dos Santos Padilha (Pedagoga), Valquíria Stodolny Pires (Pedagoga), Alda Maria Gealh Zaboroski (Assistente Administrativa), Iara Terezinha Reginaldo Jerszurki (Assistente Administrativa), Janaina Carla Pavan (Assistente Administrativa) e Lucia Baltazar Andreiko (Assistente Administrativa).

 PROFESSORES

Acássio Kulka, Aldori Rodrigues De Matos, Ângela Semczeszm Hetchko, Antonio Galdino França Junior, Aristeu Rodaczenski, Ayonara Joana De Souza, Cirlene Kruk Surmacz, Cristiano Surmacz, Derlise Maria Wrublewski, Dilma Lesniowski Gaioski, Elisabete Teresinha Urbik Surmacz, Elizangela Aparecida Silva Zem, Elsio José Tyski, Giane Kublitski Surmacz, Gislaine Flaviane Fusverk, Iracema Terezinha Myszynski Tomal, Ivan Gapinski, Jackeline Maria Simon França, Joelma Da Aparecida Soares, Josiane Dorocinski, Jussara Romanhuk Cordeiro, Laercio Soares Da Silva, Leocadia Maria Weretycki Dunice, Leodocilda Plodoviski, Lucimara Gurski Porochniak, Marcos Duda, Maria Luciane Kublitski, Maria Luiza Carraro, Pedro Adilson Stodolny, Roseli Surmacz Gurski, Rosemari Patczyk Bassuma, Rosicler Aparecida Bucco Jarema, Scheila Magali Dapont, Simone Aparecida Migon, Tarcísio Surmas, Telma Weretycki, Vera Luzia Wilczak Ribeiro, Vera Nice Niederle e Zelita Brandino.

FUNCIONÁRIOS COLABORADORES

Dirceia Da Luz Constantino, Leonilde Maria Valenga, Luzia De Oliveira Miranda, Osmar De Castilho, Patrícia Martins Gaioski, Raquel Trentini, Ronilda Oliveira De Paula Soares, Silvana Maria Costa e Vera Lucia Martinhak.

 

Com informações da Secretaria do Colégio Estadual Dr Chafic Cury

Texto de José Augusto Gueltes

Secretário Executivo