Vereadores Mirins

por José Augusto Gueltes publicado 01/03/2018 14h50, última modificação 01/03/2018 15h03

Tomaram posse em Sessão da Câmara de Vereadores na última terça-feira, dia 27 de fevereiro, os novos Vereadores da Câmara Mirim eleitos para a 3ª Legislatura (2018). Depois de receberem seus Diplomas, prestaram compromisso legal e foram declarados empossados.

Os Vereadores Mirins que tomaram posse:

1- ADIR JUNIOR DE SOUZA, da Escola Municipal Professora Vanda Hessel

2- ANA CAROLINA FERRAZ SKRZECKOWSKI, da Escola Municipal Professora Anahir de Oliveira Lima, da localidade de Invernada

3- ANA JULIA PISSAIA,  da Escola Municipal Professora Vanda Hessel

4- EMANUELA DOMINGUES, da Escola Municipal Francisco Soares, da localidade de Vila Nova

5- FELIPE DE ANDRADE, da Escola Municipal São João 1, da localidade de Cachoeira dos Paulistas

6-  FELIPE DEMBINSKI, da Escola Municipal Professora Vanda Hessel

7- GREICY KELLY CASSIMIRO DOS SANTOS, da Escola Municipal Professora Vanda Hessel

8- HELOÍSA VITÓRIA MIKOVSKI, da Escola Municipal Professora Vanda Hessel

9- KETLYN BANARDELI VIANNA da Escola Municipal Professora Vanda Hessel

A premissa da cidadania está escrita na Constituição de 1988 e deve ser assegurada pelos poderes instituídos e também pelas instituições de ensino. E, para levar a escola até a Câmara Municipal e fazer com que os pequenos cidadãos conheçam o papel do Legislativo Municipal, foi implantado o Projeto Câmara Mirim através da Lei Municipal n.º 773/2015.

O objetivo geral do projeto Câmara Mirim é estimular o exercício da cidadania por meio da participação de nossos estudantes num colegiado especial, que se reúne mensalmente na sede do Poder Legislativo; também o de promover a interação entre a Câmara Municipal, a sociedade e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel dos legisladores, contribuindo para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Além de estimular a formação de líderes, o projeto Câmara Mirim favorece o entendimento dos estudantes sobre projetos, leis e atividades inerentes à função do vereador, enquanto representante do cidadão junto ao poder público. Os estudantes são estimulados a pensar como um vereador e apresentar sugestões para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade.

Embora não tenha poderes de decisão, a Câmara Mirim é um espaço para discutir propostas, defender projetos e encaminhar ideias, que poderão se tornar indicações, requerimentos ou até mesmo projetos de lei apresentado em sessões ordinárias pelos vereadores.

A filosofia do Câmara Mirim baseia-se então na formação de jovens cidadãos autônomos, reflexivos e críticos, que precisam conhecer e lutar pelos seus direitos de participar da definição e concretização dos rumos da sociedade.

Diferentemente do processo legislativo oficial, neste não há partido político ou disputa por bancadas. Todos os vereadores mirins escolhidos discutem juntos os projetos para melhorar a cidade, fazendo disso um verdadeiro exercício de cidadania.

Texto adaptado: José Augusto Gueltes