VEREADORES E PREFEITO

por José Augusto Gueltes publicado 08/01/2021 15h20, última modificação 08/01/2021 15h20
Discurso é de trabalho em união

 

Em seus discursos de posse os novos vereadores e vereadoras fizeram questão de ressaltar o desejo de que possam trabalhar unidos e juntos ao Prefeito poderem trazer mais melhorias e novas conquistas para a população rioazulense.

 

A Vereadora Ana Rita Vianna Boni manifestou agradecimento à sua família pelo apoio dado à sua eleição e a todos os eleitores que a elegeram. Disse estar orgulhos de ser mulher eleita para o Legislativo: “Gostaria de reforçar o orgulho de estar representando as mulheres, mas também toda a população e estarei sempre junto do povo para retribuir esta confiança e esta vitória que não será somente minha, mas será de toda a população Rioazulense”.

 

O vereador Cesar Martins dos Santos parabenizou o Vereador Sérgio Mazur por ter sido escolhido novo Presidente da Câmara e disse tem certeza que vai conduzir bem a Casa; que confia nele e conhece as suas qualidades. Lembrando que foi reeleito disse que está feliz por ter recebido novamente a confiança da população: “Tô muito alegre pelo trabalho que eu fiz como vereador e de poder dar continuidade ainda por mais quatro anos com este trabalho. Deixo o meu nome como vereador para trabalharmos juntos.  Eu não sou situação e nem sou oposição, sou imparcial, tudo o que for de bom para população, pode contar comigo, com meu apoio.”.

 

O vereador Felipe Cheremeta disse que a eleição acabou e que a partir de agora todos formam um único partido chamado ‘Município”. Destacou: “Devemos e temos o dever, ambos os poderes, Legislativo e Executivo, de trabalhar em harmonia e com diálogo.”.

 

A vereadora Jussara Martins Moreira dos Santos agradeceu os 488 votos de confiança que recebeu nas eleições e que a fizeram vencedora. Dirigindo-se a população, disse: “Quero dizer a todo o povo rioazulense que não tenham dúvidas de que farei um trabalho limpo, transparente e com muita ética para representar o meu município. É um grande sonho, foi muito difícil para chegar até aqui, mas estou muito grata, muito segura e quero dizer que tenho certeza que farei um excelente trabalho.

 

O Vereador Mariano Vicente Tyski iniciou seu discurso dizendo que terá muito tempo para agradecimentos e que queria propor aos seus colegas que esquecessem a política partidária e passassem a aplicar as políticas públicas voltadas ao povo de Rio Azul. Dirigindo-se aos vereadores, afirmou: “Gostaria muito que nós vereadores, nós fizéssemos realmente o trabalho para o qual nós fomos escolhidos pelo nosso povo. Que nós nos preocupemos em criar e modificar leis para que o nosso povo tão sofrido, tão trabalhador, tão honesto, consiga entender, compreender o nosso trabalho e ser beneficiado por essas leis. Ao dirigir a palavra aos novos Prefeito e Vice-prefeito disse: “Quero muito estar aqui semanalmente elogiando o trabalho de vocês e não cobrando, por isso nos unamos, nos unamos pelo povo de Rio Azul, da cidade e do interior.”.

 

O vereador Sebastião Flores Soares destacou o apoio recebido de sua esposa durante o período de campanha e mostrou-se também muito agradecido a Deus por sua eleição: “Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por me dar essa oportunidade de estar aqui hoje, muito contente, muito feliz, para nós trabalhar pelo povo de Rio Azul. Quero agradecer a minha família que me incentivou tanto. A minha esposa, a dona Conceição que todo dia fazia o almoço e nós saíamos na campanha; os meus filhos, as minhas noras e meus companheiros Leandro e Jair que me incentivaram e a muitos companheiros que não vou falar o nome, porque são tantos. Então só tenho que agradecer a Deus e com certeza vamos trabalhar de mãos dadas com todos para fazer o que for de melhor pelo povo.”.

 

O vereador Zerico José Nepomoceno agradeceu ao Prefeito Rodrigo Solda pelo trabalho conjunto que puderam fazer ao longo dos últimos quatro anos. Lembrou que em seu primeiro mandato foi muito cobrador na tribuna e agora, reeleito, espera poder fazer ainda mais pela população. Destacou que “O povo de Rio Azul merece todo respeito e devemos trabalhar em harmonia. Não é todo mundo que nós vamos agradar, mas vamos trabalhar juntos.”. Destacando que pela primeira vez duas mulheres exercerão o mandato juntas, disse que “Temos duas vereadoras. Isso é muito importante para o nosso município porque há mais respeito aonde tem participação das mulheres.

 

 O vereador Sérgio Mazur agradeceu a todos que o ajudaram a ser eleito para seu terceiro mandato na Câmara e aos colegas vereadores que confiaram nele elegendo-o Presidente da Câmara: “Quero deixar bem claro a vocês, os senhores e senhoras vereadores. Vou tentar nesses dois anos fazer um trabalho transparente, um trabalho aonde possa estar representando bem todos os nobres colegas para que possamos juntos com o Executivo fazer um trabalho honesto em prol do povo de Rio Azul.”. Parabenizou o Prefeito Rodrigo Solda pelo seu trabalho à frente da Prefeitura nos últimos quatro anos e desejou aos novos Prefeito e Vice-Prefeito uma ótima gestão: “Torço muito por vocês e contem sempre com esse vereador, Presidente dessa Casa de Leis. Por fim, manifestou agradecimento também ao trabalhos dos funcionários da Câmara: “Quero aqui deixar um agradecimento especial também a todos os funcionários porque durante os dois mandatos que eu tive como Vereador, sempre tive o apoio deles e também me ajudaram nos momentos que a gente se socorria à eles.”.

 

O Vice-Prefeito Jair Boni dirigiu-se primeiramente aos vereadores com os quais esteve nos últimos quatro anos como vereador e parabenizou o Vereador Sérgio Mazur por sua eleição à presidência da Mesa.  “Nos últimos quatro anos nós trabalhamos juntos e a gente fala em diálogo, fala em conversa e eu tenho certeza que todos os novos vereadores poderão contar com minha parceria ao assumir a Secretaria de Obras. Vou cuidar do pátio da Prefeitura apoiando o trabalho dos nove vereadores. Nenhum vai ter o nome riscado que não é para atender. Com certeza eu vou atender os nove vereadores.”. Lembrou que seu pai foi vereador e que ele o substituiu no parlamento e que agora “repassa a cadeira” para sua esposa Rita Boni: “Meu pai passou a cadeira para mim, eu passei a cadeira para ela e tenho certeza que vai fazer um ótimo trabalho junto com os novos vereadores, porque um vereador só não vai poder desenvolver um bom trabalho.”. E concluiu: “A política só tem sentido se for para melhorar a vida das pessoas, a defesa da democracia melhorando a vida, as condições dos rioazulenses, trabalho, empregos, moradias, diversificação, saúde, direitos se ir e vir. Juntos, Prefeito, Vice e Vereadores, nós temos a chance de fazer um Rio Azul se desenvolver para as próximas gerações.”.

 

O Prefeito Leandro Jasinski disse que estava muito contente, muito feliz assumindo o cargo de Prefeito: “Me sinto muito feliz, me sinto hoje muito preparado para estar aqui falando com vocês. Esse momento não tem preço. Servir Rio Azul como Chefe do Executivo, isso só é possível porque Deus existe e por que vocês acreditaram em mim. Com muita humildade e com muita honra que eu me dirijo a todos vocês como prefeito de Rio Azul. Sempre nas minhas orações pedi sabedoria, pedi conhecimento, pedi inteligência para poder estar tomando as melhores decisões para o nosso município. Nunca pedi o poder porque quem só busca o poder, quando o perde estará numa situação difícil e não é isso que eu quero para minha vida. Eu quero agradecer a Deus que está me concedendo a alegria de estar ocupando esse tão importante cargo para administrar nosso município, o município que eu amo, onde eu nasci, onde eu cresci, onde eu trabalho junto com a minha família e onde pretendo permanecer até os últimos dias de minha vida. Eu jovem, com apenas 32 anos (de idade), Prefeito mais jovem da história de Rio Azul.”.

 

O Prefeito Leandro também lembrou do apoio que recebeu de sua família, a sua equipe de trabalho na campanha, o seu vice, Jair Boni, pela parceria e companheirismo, dos candidatos a Vereador e demais seus apoiadores, mesmo que não tenham se envolvido diretamente. Disse: “Quero agradecer a todas as pessoas que durante toda a campanha nos passaram forças, as orações que fizeram em meu nome, em nome do Jair e em nome do nosso grupo. As pessoas que tinham esse desejo dessa mudança, essa mudança que só foi possível com o apoio de todos vocês.”.

 

E continuou: “O prefeito precisa saber respeitar a história, modernizar sem ferir as suas tradições. Rio Azul que eu acredito, é uma terra de muitas oportunidades, mas precisa crescer ainda muito. A minha dedicação será total a partir de hoje, aliás não parei nenhum dia após a eleição ainda com o Jair. Vou trabalhar incansavelmente para cumprir todos os compromissos que assumi com a população. Sei que não vai ser fácil, mas eu posso garantir para vocês que eu não tenho medo de desafios, aliás tenho convicção que são os desafios que nós fazem avançar, mas não vou, não estou aqui para iludir ninguém. Não vou prometer soluções milagrosas ou criar falsas expectativas, os problemas da cidade não são resolvidos da noite pro dia. As conquistas eu sei que não caem do céu, é preciso muito, mas muito trabalho, muito planejamento, muita dedicação e também uma boa dose de sacrifício. Mas eu posso reafirmar, em seu tempo, todos os compromissos assumidos serão cumpridos, mas para tudo isso eu vou precisar do apoio de todos vocês.”.

 

Ressaltou que vai precisar do apoio dos vereadores na Câmara e disse que conta com a participação de todos em seu governo: “A eleição acabou. Para mim o discurso da eleição era só até o dia 15, já se passaram 45 dias que o povo nos confiou o mandato para os próximos quatro anos e eu peço a todos vocês, senhores vereadores e senhoras vereadoras a união em prol do nosso município. Temos que trabalhar unidos, cada um de vocês tem o seu representante, deputados federais e estaduais que podem sim nos ajudar, trazer recurso para o nosso município. O que depender de mim, do prefeito eleito, do vice- prefeito, precisar ir para Curitiba, Brasília, onde for para buscar recurso pode contar com a gente. As portas do gabinete estarão abertas e de todas as secretarias para atender os pedidos de cada um de vocês que não é de vocês e sim dos eleitores. Vocês são representantes e terão vez e voz, na nossa administração.”.

 

Na sequência falou do seu secretariado: “Vou precisar também muito dos nossos secretários. Eu quero aproveitar aqui para nominar alguns dos nossos secretários: na Secretaria da Agricultura, uma Secretaria tão importante para o nosso município terá à frente o senhor Airton Rigo Moretto que é da área, é agricultor, um grande produtor do município. Na Secretaria de Saúde, Cristiane Maria Shuwaidak, que também é da área, é técnica, é enfermeira, trabalhou mais de quinze anos em Irati e tem uma experiência muito grande e vai nos ajudar com toda certeza a resolver os problemas da Saúde. Adriana Rymsza, Secretária da Educação também é uma funcionária de carreira do magistério que tem muito conhecimento e está muito empolgada, com muitos projetos. Na Secretaria de Promoção Social, a minha esposa Ghessi que é muito competente e tenho certeza que desenvolverá um excelente trabalho. Na Secretaria de Finanças, Irineu Gapinski, que é formado em Ciências Contábeis, tem um amplo conhecimento, é muito justo, muito correto e vai me ajudar a cuidar bem do dinheiro de todos vocês. Fábio Souza na Secretaria da Cultura, ele que também tem um amplo conhecimento na área da Cultura e do Turismo e que estará nos ajudando muito.  Na Secretaria de Obras, o Vice-Prefeito Jair Boni que vai me ajudar e muito. Um vice-prefeito trabalhando é como se tivéssemos dois prefeitos. E é assim que vai ser o nosso trabalho para procurar atender o senhores vereadores e toda a nossa população.”.

 

Falando do seu Vice, o Prefeito Leandro disse ter gostado muito do seu comprometimento: “Fiquei muito contente Jair com o teu comprometimento. Nós sempre trocando ideias ... um adquirindo mais conhecimento com outro, isso vai ser muito importante e muito sadio para nossa administração.”.

 

Ao falar da sua administração para o povo destacou: “Nós pretendemos fazer uma administração com profundo respeito ao cidadão, com muito compromisso. Por muitos anos as pessoas ficaram sem ter a quem recorrer, com um sentimento de desamparo. Mas essas eleições deram voz a quem não era ouvido. Vamos cuidar muito bem do dinheiro que é do povo. Rio Azul merece voltar a ser querida e admirada por todos os moradores e visitantes e nós vamos construir isso juntos, nada vai falar mais alto do que a voz do povo. Agora é hora de arregaçar as mangas, é hora da ação, é hora de colocar o discurso em prática, é hora do trabalho duro, é hora de tornar o sonho dessa cidade possível. Foi uma longa caminhada até aqui e eu percebi o tamanho das dificuldades, percebi também o tamanho da esperança no coração das pessoas e hoje eu vejo o povo nas ruas, vejo com feliz com o sentimento de libertação, povo contente, é isso que eu quero, que eu quero que o povo Rioazulense trabalhe feliz trabalhe orgulhoso pelo nosso município. Vamos juntos. Nosso governo será participativo, eu quero sim estar presente, ser o prefeito presente, o prefeito que vai estar junto com o povo. A nossa responsabilidade é muito grande, mas nós não vamos decepcionar vocês. Eu amo Rio Azul! Prometo a vocês que serei o prefeito comprometido, prefeito que vai suar a camisa. Vou fazer tudo que é possível para devolver o brilho e o respeito que Rio Azul merece.”.

 

Por José Augusto Gueltes

Secretário Executivo

Janeiro 2021