eBook - Rio Azul 100 Anos - Olhares sobre a história"

por José Augusto Gueltes publicado 16/07/2018 21h15, última modificação 27/06/2023 08h35
História do centenário da Câmara Municipal e do Município de Rio Azul.

Com Prefácio assinado por Ceslau Wzorek, um dos autores do livro "Rio Azul - 70 Anos...", foi lançado oficialmente em Sessão Solene da Câmara Municipal de Rio Azul no dia 12 de julho de 2018, a obra conta a história da Câmara e do Município de Rio Azul. Possui ainda outros capítulos que ressaltam a história própria da comunidade ucraniana, a vida e obra do artista rioazulense Antonio Petrek, a história da trilogia "No meu tempo era assim", filmes produzidos pela população de Rio Azul e que narram a saga dos imigrantes poloneses e ucranianos, e ainda, textos sobre a tradicional celebração de Corpus Cristi, o Município na contemporaneidade e uma linha do tempo com resumo dos principais acontecimentos históricos.

APRESENTAÇÃO

Este é um livro de história, mas não daquela que se estuda em todas as escolas. Está e a história da Câmara Municipal, do Município de Rio Azul e seu povo.


Uma história particular contada por um grupo de amigos que se uniram em torno de um mesmo objetivo: o de trazer à memória as realizações e acontecimentos do passado, sejam eles vividos por políticos ou por cidadãos comuns para servirem de inspiração aos feitos que  levarão juntos a um futuro promissor e igualitário.


Conta a história do Poder Legislativo, da Câmara Municipal a partir de uma pesquisa minuciosa que fez desencaixar livros velhos para buscar, através de nomes e datas, os fatos históricos que revelam a identidade política de um povo. Histórias alegres e tristes. De alegria como aquela que devem ter sentido o Coronel Hortêncio Martins de Mello e seus amigos ao conquistarem a tão sonhada independência administrativa em 1918 e de tristeza como a tida por eles e muitos outros munícipes quando Rio Azul deixou de existir e foi anexado ao Município de Mallet. De alegria como aquela que sentiram os primeiros Camaristas ao organizarem as Sessões Preparatórias para a instalação do Município e de tristeza como aquela que sentiram seus colegas nos idos de 1937 quando tiveram de encerrar livros e deixar seus cargos por força da determinação legal getulista. Enfim, uma história que revela a luta e a obstinação de pessoas imbuídas de um mesmos desejo: de fazer Rio Azul crescer e desenvolver-se superando dificuldades e desilusões, mas certas de que com muito trabalho e empenho tudo valeria a pena. E que valeu, como poderemos concluir ao preparar este livro que nos conta como foi esta trajetória de cem anos.


Esta também é a história montada através de relatos de algumas famílias, pesquisas e entrevistas com pessoas que ajudaram na criação da identidade e na construção de Rio Azul. Portanto, esta é a história que constrói uma versão não oficial da cidade, mas completamente real, objetivando ter em mãos uma fonte de pesquisa e conhecimento para os moradores, estudantes e pesquisadores. Os relatos apresentados neste livro foram colhidos em tempos distintos, mas por serem considerados importantes e únicos, foram aqui juntados. E, vão muito além de uma organização de fatos, pois são a história de um povo.

 
O objetivo de compilar todos esses assuntos numa publicação é eternizar a história de Rio Azul que foi passada dos avós para nossos pais, e depois, por estes aos netos ... e por isso foi buscado na coletividade das memórias um subsídio para construir o todo que é Rio Azul nos dias de hoje.


Claro que não houve condições de entrevistar todos os que de alguma forma ajudaram a construir a história da nossa cidade, e muitas pessoas, assim como fatos, ficaram de fora desse registro, porém, traz-se aqui a certeza de que são assuntos relevantes na construção do aspecto físico, cultural, social, educacional e espiritual de Rio Azul, contribuindo para o crescimento e a transformação dessa pequena comunidade que festeja agora seu centenário de emancipação política.


Para ajudar a enriquecer o conteúdo e trazer uma forma de ilustrar, além de confirmar fatos, foram usadas fotografias obtidas de arquivos pessoais e de profissionais da época, que são exploradas como meio de revelar costumes e situações da cidade. Com isso, as imagens e as histórias trazidas do passado reorganizam o sentimento com sensações muitas vezes esquecidas com o tempo. As imagens são instrumento de conhecimento e uma forma de interpretar tudo aquilo que já foi a realidade de um dia. Muitos momentos eternizados pela fotografia estão aqui para fornecer dados e detalhes de uma época.


Muitas das pessoas entrevistadas já são falecidas, pois toda essa busca por dados sobre Rio Azul compilados aqui aconteceu desde os anos de 1996 até os dias atuais. Portanto, suas memórias e observações sobre o passado de Rio Azul estão eternizados através deste documento.
Sim, esta publicação é um documentário sobre a Câmara Municipal de Rio Azul e consequentemente sobre o Município Rio Azul. Um documento que agora vêm à público por iniciativa da Câmara de Vereadores e através do trabalho de pesquisa de José Augusto Gueltes (idealizador do projeto), Sandra Maria Mosson, Ivan Gapinski, Rodrigo Zub, Joélcio Soares Gonçalves, Felipe Cheremeta, Romualdo Surmacz e Teobaldo Mesquita. Esta união de amigos e, principalmente, de pessoas que amam Rio Azul, objetiva, acima de tudo, deixar às futuras gerações de rioazulenses um material de informação, com imagens que sobreviveram ao tempo, marcando um passado que tende a se perder com facilidade, analisando os fatos que levaram o município a ser o que é.


A intenção do grupo é ajudar a preservar a memória, a deixá-la mais acessível a todas as pessoas, pois certamente criará laços de reconhecimento com o passado. Foi escrito com um jeito que todos possam entender e usando a simplicidade para trazer detalhes importantes, como a simplicidade de uma fotografia em preto e branco que estava esquecida, mas que foi resgatada para revelar o que já existiu e trazer de novo à mente o colorido de um passado não tão distante, mas que se tende a ignorar. As fotografias de casas demolidas, localidades desfiguradas, fazem a ligação com o passado, e os relatos e conversas despertam informações adormecidas na memória transformando tudo isso numa fonte de pesquisa e de registro e, com isso, a construção da identidade de cada morador. Lembranças como da criação de fábricas, do cinema, a chegada do progresso e o desenvolvimento da agricultura - que é o ponto forte na economia até os dias atuais.


E, por fim, além de rememorar o passado, que seja este livro uma provocação! Que ele provoque em cada leitor, em cada estudante, em cada cidadão, o desejo de buscar desvendar ainda mais o que já ficou para trás, de buscar mais histórias, mais curiosidades, mais fatos que marcaram época e pessoas e que não podem continuar escondidos nos relatos dos mais velhos e ou nas fotos que enchem caixas e gavetas. Que se possa, a partir desta singela obra que foi pensada para os festejos do centenário desta querida cidade, despertar em mais pessoas a vontade de escrever a história que não para, mas segue adiante, mais e mais .... E com ela cada um de nós, os filhos, netos... pois se apenas o que se escreve perdura por mais tempo, só resta festejar por ter conseguido fazer o que foi proposto realizar, ficando com a certeza de que outros surgirão para aperfeiçoar aquilo que foi começado com esta publicação.

 

Clique aqui e baixe o livro