Câmara outorgou Moção de Aplausos

por José Augusto Gueltes publicado 20/03/2019 14h45, última modificação 20/03/2019 15h11
Homenagem foi proposta pelo Vereador Zerico Nepomoceno

Na Sessão da última terça-feira, dia 19 de março, a Câmara Municipal de Rio Azul, por iniciativa do Vereador Zerico José Nepomoceno, outorgou Moção de aplausos ao Soldado da Polícia Militar Miguel Coloda e ao Cabo da Polícia Militar Cesar Maidel, pelo ato considerado de heroísmo quando, no dia 16 de dezembro de 2018, atuaram de forma a salvar um cidadão que atentava contra própria existência atirando-se de cima de uma das torres de telefonia da cidade.

A Sessão foi presidida pelo Vereador Valdir Siqueira e os homenageados receberam a honraria das mãos do próprio Vereador proponente. Além de familiares e amigos, prestigiaram também a Sessão o Comandante da 8ª Cia Independente da Polícia Militar do Paraná, em Irati/Pr, Major Heraldo Correia de Lima, que foi convidado a compor a Mesa Executiva e fez uso da palavra, o Comandante do 2º Pelotão da 8ª Cia, em Rebouças/Pr, 2º Ten. Rafael Martins Oliveira e o Comandante do Destacamento da Polícia Militar em Rio Azul/PR, 3º Sgtº Adenilson Rodrigues.

O fato que motivou a homenagem

Conforme testemunhado por dezenas de pessoas e depois noticiado pela imprensa local, por volta das 06:00 horas do domingo, 16 de dezembro de 2018, o Soldado da Policia Militar, lotado no Destacamento da cidade e Município de Rio Azul/Pr, Miguel Coloda, ao fazer a manutenção da viatura, já no fim da sua escala de serviço, ouviu gritos vindos de um local incerto.

Não sabendo de onde exatamente vinham aqueles gritos e concluindo que não se tratava de uma situação normal, em companhia do Cabo Cesar Maidel, seu colega de serviço naquele dia, foram ter com o vigilante do pátio de máquinas da Prefeitura Municipal para saber se conhecia alguma coisa sobre aquela situação.

Quando ainda conversavam com o vigilante, avistaram um homem que se encontrava no alto da torre localizada no terreno próximo ao prédio da Prefeitura, no outro lado da rua, gritando que pretendia pular, atentando contra sua existência.

O soldado Miguel Coloda, imbuído de espírito comprometido para com o juramento que fez ao ingressar na Polícia Militar, mesmo com risco à sua própria vida, foi até a torre e, sem hesitar, subiu os mais de sessenta metros de altura, chegando próximo ao indivíduo que se encontrava no topo, com os pés para fora, gritando insistentemente e ameaçando pular. O homem, bastante nervoso, dizia que a pretendida morte iria levá-lo para junto de sua falecida mãe. O Soldado, então, percebendo a situação de desespero do cidadão, que se dizia desprezado por todos, tentou se aproximar do homem para conversar. Ele se pendurava na torre segurando-se só com uma das mãos. A partir da aproximação feita, graças ao seu preparo, o heroico soldado conseguiu, depois de muita conversa, convencê-lo de que poderia ajudá-lo a não se suicidar, inclusive levando-o e acompanhando-o para até o hospital, encontrando para ele tratamento à situação de desespero.

Tendo alcançado êxito com suas palavras, o soldado conseguiu fazer com que o homem aos poucos fosse acalmando-se e ficasse depois sentado de forma mais segura. Fez companhia ao homem até a chegada do Corpo de Bombeiros que veio de Irati-Pr para finalizar o salvamento.

De acordo com o autor da proposta de homenagem, Vereador Zerico Nepomoceno, “A ação desencadeada pelo policial é merecedora do reconhecimento e da gratidão popular, motivo pelo qual propus a homenagem, que logo alcançou a aprovação unanime dos demais colegas na Câmara”.

Texto: José Augusto Gueltes
Secretário Executivo