Câmara Municipal de Rio Azul Homenageia 122 Anos de Missão Da SVD

por Fabio Souza publicado 28/10/2025 15h34, última modificação 28/10/2025 15h34
Representantes da Congregação Verbo Divino participam da homenagem: Pe. Paulus Koko Tolang, Pe. Matheus Lau Nurak e Pe. Jean Bosco marcaram presença na solenidade.

Na noite da última quarta-feira, dia 22 de outubro de 2025, às 19 horas, a Câmara Municipal de Rio Azul realizou uma sessão especial para celebrar os 150 anos de fundação, os 130 anos de presença no Brasil e os 122 anos de missão em Rio Azul da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD). O evento ocorreu no Plenário da Câmara, sob a presidência da Vereadora Jussara Martins e teve como propositor o Vereador Sílvio Paulo Girardi.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Municipal Leandro Jasinski, da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Adriana Rymsza, da Secretária Municipal de Urbanismo, Roseli Surmacz Gurski, dos Vereadores Edson Paulo Klemba, Cesar Geleia, Paulo Cezar Popovicz, Renato PK, Sérgio Mazur e Sílvio Paulo Girardi, lideranças e membros de pastorais e movimentos, entidades da comunidade. O Vereador Vanderlei Lopes esteve ausente, porém justificou que era por motivo de saúde.

Representando a Congregação homenageada, estavam presentes o Pe. Paulus Koko Tolang (Superior Provincial da SVD – Província Brasil Sul – com sede em Curitiba-Pr), o Pároco Pe. Matheus Lau Nurak e o Vigário Paroquial Pe. Jean Bosco, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul.

Proposta pelo Vereador Silvio Paulo Girardi e aprovada por unanimidade dos demais Vereadores, a Sessão foi motivada como forma de agradecimento à SVD pela contínua atuação religiosa, social, educacional e cultural em Rio Azul.

Em sua fala de abertura, a Presidente da Câmara, Jussara Martins, ressaltou a missão da SVD: “É com alegria e respeito que hoje reconhecemos o trabalho evangelizador, educativo e social realizado por esta Congregação … que há mais de um século faz parte da história, da fé e da identidade do nosso povo rioazulense.”

O evento também incluiu a exibição de um vídeo institucional sobre a história e missão da SVD, no mundo, no Brasil e em Rio Azul, momento que provocou aplausos demonstrando a receptividade e o carinho da comunidade.

Em seu pronunciamento, o Vereador Sílvio Paulo Girardi falou da importância da proposição de homenagem como forma de valorizar os laços entre a Congregação e o município, reconhecendo o legado que os missionários deixaram e continuam a construir. Já o Prefeito Leandro Jasinski, em sua fala, expressou gratidão à SVD pela dedicação à cidade e reafirmou o compromisso da administração municipal em apoiar iniciativas que promovam a fé, a comunidade e o desenvolvimento social.

Os padres Matheus e Paulus Koko Tolang também usaram da palavra: agradeceram a homenagem, recordaram os primeiros padres que vieram para o sertão do Jararaca, no longínquo 1903, e destacaram a continuidade da missão, a fraternidade e a acolhida do povo de Rio Azul. Em especial, o Provincial Paulus salientou que a presença da SVD aqui é “parte viva da história desta terra”, e exerceu reconhecimento ao apoio das comunidades e das gerações que colaboraram na missão.

O momento central da sessão foi a entrega de placas de homenagem: uma ao Padre Paulus Koko Tolang, representando todos os missionários verbitas, e outra ao Padre Matheus, representando o povo de Rio Azul e a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. A entrega se deu com aplausos calorosos dos presentes.

Também foi apresentada uma pedra contendo o relicário da primeira capela construída em Rio Azul pelo senhor José Lúcio da Silva no ano de 1910, lembrança simbólica da fé e das raízes locais, em fala do Vereador Girardi. Esta pedra, que na verdade é um relicário de altar, está há pelo menos um século aos cuidados da familia da senhora Luzia Fronczak, que estava presente na Sessão, e contou como foi que durante todo este tempo seus familiares cuidaram deste verdadeiro tesouro de importância religiosa e também histórica para o município. Agora entregue aos cuidados do Pároco Pe. Matheus, espera-se que ganhe lugar de destaque na igreja matriz para que possa ser admirada por toda a população.

No encerramento, a Presidente Jussara Martins agradeceu a todos os envolvidos: os padres da SVD, os vereadores, as autoridades da mesa, os servidores da Câmara e, principalmente, ao público presente. “Que esta homenagem sirva não apenas como lembrança, mas como sinal de eterna gratidão do povo rioazulense”, disse a Presidente, encerrando a sessão sob aplausos e com votos de paz e bênçãos para todos.

A sessão ficará marcada na história de Rio Azul como um momento de reconhecimento coletivo à missão ininterrupta da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, reforçando a relação entre fé, comunidade e desenvolvimento local.


Clique na imagem veja fotos da Sessão Especial

Fotos: Arielly Thasliny de Souza

 

 

 

Texto: José Augusto Gueltes

Secretário Executivo