PRESIDENTE NOMEIA PROCURADORA DA MULHER

por José Augusto Gueltes publicado 28/01/2022 11h30, última modificação 28/01/2022 11h31
Vereadora Ana Rita Boni foi designada por Portaria

PRESIDENTE NOMEIA PROCURADORA DA MULHER

Vereadora Ana Rita Boni foi designada por Portaria para mandato de um ano

Publicada nesta sexta-feira, 28 de janeiro, a Portaria nº 01/2022, assinada pelo Presidente da Câmara Municipal de Rio Azul, Sérgio Mazur, designa a Vereadora Ana Rita Boni para Procuradora Especial da Mulher junto ao Poder Legislativo.

A Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Rio Azul-Pr foi criada em 2021, através da Resolução nº 31/2021, de 17 de novembro e deve atuar com o objetivo de proteger os direitos das mulheres. A proposta foi da vereadora Ana Rita Boni (PSB) e recebeu apoio dos demais 8 parlamentares, que aprovaram por unanimidade.

A PROCURADORIA DA MULHER NA PRÁTICA

Combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. Esse é o objetivo da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Rio Azul. O órgão integra um movimento de casas legislativas de todo o país, que instalaram procuradorias semelhantes, na busca da defesa dos direitos das mulheres. A procuradora deve ser vereadora ou, na eventual indisponibilidade dessa, servidoras do Legislativo. O mandato é de um ano que pode ser prorrogado uma vez por igual período e a titular é indicada pelo presidente do Legislativo.

Na estrutura da Câmara Municipal, a Procuradoria de Mulher é um órgão independente, não sendo vinculado ou subordinado a nenhum outro da Casa. Para o desempenho de suas ações deverá ter sempre o apoio administrativo dos demais órgãos e setores da Câmara, inclusive assessoramento jurídico.

Tem entre suas atribuições fiscalizar e acompanhar programas governamentais e não governamentais de políticas públicas para as mulheres e relativos a interesses e direitos da mulher, além de assegurar o cumprimento das políticas públicas dispostas na “Lei Maria da Penha” e demais legislações pertinentes vigentes em âmbitos nacional, estadual e municipal.

Da Secretaria Executiva da Câmara Municipal

José Augusto Gueltes